A mente humana é o meio mais poderoso de se chegar a algum lugar. Dentro de casa, na rua, no trabalho, basta que você pense em um lugar e sua mente viaja para lá, trazendo sensações e prazer.
Sempre ensinei aos meus alunos que toda cidade/pais tem um cheiro, uma cor e um sabor. Não acredita? Você consegue pensar na Itália sem pensar no cheiro de uma boa massa, na pizza, vinho e nas cores verde e vermelha? Eu, não. Também não consigo pensar em Poços de Caldas sem pensar em queijo, cheiro de sabonete e naquele verde maravilhoso que a circunda.
Não creio que seja preciso muito para viajar tendo à mão um instrumento poderoso como a internet. Visitas virtuais a ruas, museus, monumentos, praias, montanhas…..
Obviamente, as viagens in loco são melhores e eu adoro viajar. Por mim, gastaria tudo em viagens, mas nem sempre é possível e assim, faço viagens através de fotos, lembranças e livros.
Gosto de elaborar roteiros, dar dicas, desfrutar das cidades a pé, gastar pouco e ir a lugares não tão turísticos. Seria excelente se pudéssemos visitar mais de uma vez a mesma cidade e, sempre que tenho essa oportunidade, descubro novos tesouros, novas receitas e locais.
Quero registrar aqui tudo o que já vivi e vi e aquilo que ainda verei e visitarei. Aceita pegar sua xícara de chá ou café e vir comigo? Depois você pode me deixar suas impressões e dicas. Ah, às vezes eu “viajo” em outros assuntos ou dentro de mim e espero que você não ligue se eu dou umas “filosofadas de balcão” vez ou outra.